SOLUÇÃO CASA

Conceitos que que deve conhecer antes de renovar janelas e portas

Eficiência energética

O nível de isolamento térmico das janelas é indicado pelo coeficiente de transmissão térmica (U).  Quanto mais baixo for o valor de U melhor é o nível de isolamento térmico. Este é um valor muito importante, mas não deve ser o único a ter em conta. Deve procurar o melhor equilíbrio dos critérios que lhe apresentamos neste artigo.

Lembre-se também que de nada serve ter uma boa janela se não for corretamente instalada. Por isso, é fundamental que contrate um profissional competente.

Atenuação acústica

A atenuação acústica, em particular, para quem reside em centros urbanos ou na proximidade de linhas férreas, aeroportos ou outras fontes de ruído intenso é determinante. O índice de atenuação acústico (Rw) indica-lhe a capacidade dos materiais utilizados atenuarem a propagação do som para o interior da sua casa.

Ventilação

A ventilação é necessária para obter uma boa qualidade de ar interior e obter e um ambiente mais saudável e mais confortável. Seja por via da simples abertura de uma janela, seja por soluções específicas que permitam essa ventilação sem as desvantagens que podem advir ao deixar uma janela aberta: perdas energéticas, insetos, ruído ou facilidade de intrusão.

Luz: nunca a menos, a mais também não

É certo que a luz natural faz bem e recomenda-se, mas nunca em excesso. O sombreamento ajustável é uma solução de valor acrescentado ao permitir sol no Inverno e sombra no Verão.

Permeabilidade ao ar e estanquidade à água

A uma fuga de ar corresponde sempre uma fuga de som ou de calor, por isso é importante decidir de forma consciente por soluções que assegurem uma baixa permeabilidade ao ar. Já no que respeita à estanquidade à água importa lembrar que toda a água que possa entrar no caixilho tem de ser drenada para o exterior através dos rasgos de drenagem especiais. Assim, evita-se a acumulação e consequente passagem de água para o interior.

Acessibilidade

Por norma, existem duas alturas da vida em que a acessibilidade ganha contornos muito relevantes: quando se é criança e quando se atinge a senioridade.

As soleiras niveladas com o pavimento são talvez o exemplo mais falado quando o tópico é acessibilidade, mas existem várias outras preocupações a ter em conta. Por exemplo, com 70 anos será fácil para si mover o grande painel de vidro das portas de correr de sua casa?

Segurança

Normalmente importa-nos que as janelas e portas sejam robustas e resistentes à intrusão, mas há vários outros aspetos a ter em consideração. Resistirão ao impacto acidental de uma criança que corre freneticamente ou retardam a abertura indesejada por uma criança curiosa?  Evitam o entalamento? O guarda-corpos do terraço foi concebido para não ser facilmente trepado?

Manutenção e durabilidade

Questões como as necessidades de manutenção, a fácil substituição de vedantes, a baixa propensão à dilatação ou contração com as alterações climatéricas e o correto funcionamento dos rodízios, puxadores e mecanismos de abertura durante muitos e longos anos são essenciais quando avaliamos o custo / benefício do investimento.  Pondere bem.

Nas soluções técnicas disponibilizadas pela Reynaers Aluminium verá ponderados todos este critérios.

Relacionados