Há muito que está em curso uma “transformação silenciosa” no mercado imobiliário. Longe dos holofotes das grandes transações, a tecnologia está a redefinir a forma como proprietários e gestores de imóveis conduzem os seus negócios.
Os desafios são inúmeros e exigem adaptação rápida. A crescente complexidade da legislação, a necessidade de otimização das equipas e a expectativa de serviços ágeis e eficientes por parte dos inquilinos têm pressionado o setor a procurar soluções que respondam a estes desafios.
Tecnologia como resposta
Neste contexto, o software de gestão de arrendamentos de média e longa duração Gesar emerge como resposta. Esta plataforma de gestão oferece um conjunto de ferramentas que automatizam tarefas rotineiras, desde a emissão de recibos até ao cálculo de atualização de rendas. Mais do que isso, o Gesar integra-se com serviços externos, facilitando a gestão centralizada de uma panóplia alargada de obrigações, entre as quais a Improxy destaca a comunicação eletrónica das rendas à Autoridade Tributária.

Para além da automatização
O potencial do Gesar ou de outras plataformas similares “vai além da mera automatização. Ao centralizar dados de proprietários, inquilinos, contratos, tempos de ocupação e despesas, torna-se uma ferramenta de análise do negócio”, explica a Improxy. Além disso, permite a análise do desempenho e rentabilidade dos imóveis, identificação de tendências e tomada de decisões baseadas em dados concretos.
Desafios e oportunidades
“O futuro da gestão de arrendamentos está nas mãos daqueles que souberem aliar o conhecimento do mercado com as possibilidades oferecidas pela tecnologia. A revolução silenciosa no mercado de gestão de imóveis já começou, e o Gesar posiciona-se como a ferramenta ideal nesta transformação”.
