SOLUÇÃO CASA

Fassa Bortolo – um parceiro na Reabilitação

Hoje, mais que nunca, temos a perceção disso com a situação de pandemia que atravessamos mas também com a crescente preocupação com as mudanças climáticas, o esgotamento das fontes de energia não renováveis e o consequente aumento das emissões de carbono que colocam em causa o nosso bem-estar e o das nossas casas.

Na base da filosofia Fassa, está a exigência de construir um modo de vida natural. Reencontrar o equilíbrio entre o homem e o ambiente com uma gama de produtos para reabilitação que respondem às exigências “Bios”, da vida.

Sendo os edifícios parte integrante do ambiente exterior, estes devem respeitar ao máximo a natureza, com a escolha de materiais de construção e de acabamento, permeáveis ao vapor e não nocivos.

Com esta premissa, a Semana da Reabilitação Urbana tem um papel crucial na divulgação deste conceito, com especial ênfase este ano, ao estar enquadrada no contexto da Lisbon Green Capital 2020, com sessões dedicadas à sustentabilidade, à inovação e à construção de cidades mais verdes, não podendo ser mais prestigiante para a Fassa Bortolo ser um sponsor deste evento. Um evento nacional que ativa e promove a reabilitação urbana e urbanística em Portugal, transformando-se também num promotor de debate sobre os atuais desafios económico-sociais do sector

A reabilitação urbana é, atualmente, defendida por muitos autores como sendo uma das melhores soluções para povoar os centros urbanos das grandes cidades, apresentando inúmeras vantagens económicas e ambientais, nomeadamente, para quem procure um emprego nas cidades, de forma a evitar o uso de transporte privado e adaptar-se as alternativas de transporte urbanas.

É no entanto essencial não esquecermos a importância da reabilitação sustentável. Na base da filosofia Fassa está a exigência de construir um modo de vida natura e nesta ótica desenvolveu a linha PURACALCE.

É a nova linha de produtos eco-compatíveis da Fassa Bortolo, em que os recursos utilizados são absolutamente naturais – à base de cal hidratada – e permitem a construção de edifícios em ambientes mais saudáveis. O sistema Bio-Arquitetura Fassa Bortolo foi o primeiro certificado na Europa, com o KB 13, sendo este o primeiro reboco a ser certificado, em 1999, por 3 institutos europeus independentes: ANAB, IBO (Österreichisches Institut für Baubiologie und -ökologie) e IBN (Institut für Baubiologie Neubeuern), permanecendo como uma referência para o sector da arquitetura sustentável. PURACALCE é a evolução desta linha, cuja qualidade é ainda reconhecida pela Associação Nacional de Arquitetura Bio-ecológica e pelo ICEA – Instituto para a Certificação Ética e Ambiental, presente no território italiano desde 1989.

Entre as vantagens das argamassas e dos rebocos da linha PURACALCE podemos salientar a consistência plástica e o baixo módulo de elasticidade, características que dão a estes produtos vantagens de aplicação quando comparados com os produtos de base cimentícia.

A Fassa Bortolo baseia os seus produtos da linha PURACAL em cal hidratada (ou cal aérea).

Em primeiro lugar, a cal hidratada é a cal historicamente utilizada na nossa construção, sendo o mais compatível com os edifícios históricos, o que permite obter um produto eco-compatível e um método de produção mais sustentável, ao contrário da cal hidráulica, que é mais recente e cujo processo produtivo tem uma pegada ecológica maior.

Baseados na cal, podemos fazer a reabilitação de alvenarias antigas, o seu saneamento ou o reforço estrutural de base cal hidráulica natural (NHL 3,5),

É desta forma que a Fassa Bortolo promove e incentiva a Bio-Arquitetura e a construção de acordo com a natureza.

Relacionados