SOLUÇÃO CASA

Grupo Casais aposta na inovação e industrialização para promover a sustentabilidade

O Grupo Casais está a desenvolver soluções que permitem que os edifícios e habitações sejam mais saudáveis, confortáveis, sustentáveis e desejáveis e, consequentemente, que contribuam para a construção de um amanhã mais sustentável. Na sua atividade, aplica os princípios da economia circular, utilizando mais fontes renováveis, executando edifícios mais flexíveis e adaptados às necessidades do dia a dia e utilizando sistemas e técnicas de construção que permitem gerar maior valor acrescentado.

O setor da construção é o terceiro maior contribuidor para as emissões de gases para a atmosfera. O desempenho energético dos edifícios e a gestão eficaz dos recursos têm um impacto significativo na energia, nas alterações climáticas e no ambiente.

Por isso, enquanto Grupo focado na sustentabilidade e na eficiência dos recursos envolvidos no setor da construção, os Objetivos de Negócio estão alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD’s) da ONU.

Uma das suas apostas é parceria com a CREE, a face visível que responde ao ODS13 (Ação Climática) e ODS15 (Proteger a vida Terrestre), através da descarbonização e da construção sustentável com utilização de soluções de madeira híbrida. É uma abordagem diferente e inovadora para o setor da construção, construindo edifícios que proporcionam a redução de CO2, permitindo uma completa, simplificada e estandardizada industrialização do processo de construção, desde o planeamento inicial até à entrega do edifício.

Outra solução é a Blufab, uma unidade de construção off-site, que está a abastecer as obras da Casais com elementos fabricados e montados em fábrica. A procura pela utilização de materiais que incorporem o verdadeiro espírito da economia circular, que possam ser adaptados, reaproveitados é uma forte aposta da organização. Este é o contributo da organização para o ODS09 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) e ainda para o ODS13 (Ação Climática).

Já a pensar na eficiência energética, o Grupo pretende responder ao ODS07 (Energias Renováveis e Acessíveis) e ao ODS12 (Produção e Consumo Sustentáveis) através da Ampere Energy Portugal. Esta solução apresenta ao mercado sistemas inteligentes de armazenamento de energia para uso doméstico, comercial, industrial e grandes consumos. Caracterizados pelo seu alto grau de inovação tecnológica, estes sistemas otimizam as instalações de autoconsumo, aumentando assim o nível de autonomia energética.

Através de uma equipa de inovação, o Grupo Casais está ainda a apostar no desenvolvimento de produtos e de outras soluções que numa primeira fase são aplicadas nos projetos próprios Casais e que podem ser integradas nos projetos dos clientes.

Com mais de 60 anos de experiência, o Grupo Casais está consciente que a construção do futuro é seguramente mais sofisticada, complexa e exigente, mas é também mais motivadora. Esta é a marca que a organização que está presente em 17 mercados, quer deixar na história, contribuindo para a credibilização do setor da construção e das carreiras dos seus profissionais.

Relacionados