SOLUÇÃO CASA

Imobiliário e energia - setores chave para a recuperação

the k advisors.png

De facto, a The K Advisors é uma empresa de consultoria e advisory que atua em três segmentos de serviços – i) Real Estate Valuations; ii) Energy & Sustainability; iii) Consultancy & Project Management – intervindo de forma decisiva em dois grandes setores: Imobiliário e Energia. Setores que podem e devem ser abordados de forma integrada, senão vejamos:

No final de 2019 a Comissão Europeia apresentava o “European Green Deal” que, procurando dar resposta aos desafios climáticos, é bem mais do que isso. Trata-se de “uma nova estratégia de crescimento que visa transformar a UE numa sociedade equitativa e próspera, dotada de uma economia moderna, eficiente na utilização dos recursos e competitiva, que, em 2050, tenha zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa e em que o crescimento económico esteja dissociado da utilização dos recursos”.

Os setores do Imobiliário e Energia são abordados, de forma integrada e muito clara na nova estratégia europeia de crescimento. Também a The K Advisors fez este caminho.

Se por um lado, a construção e a renovação de edifícios exigem uma quantidade significativa de energia e de recursos minerais, por outro, os edifícios são ainda responsáveis por 40% do consumo de energia. Atualmente, a taxa de renovação anual do parque imobiliário varia entre 0,4 % e 1,2 % nos Estados Membros, sendo necessário que esta taxa duplique para que a UE atinja os seus objetivos em matéria de eficiência energética e clima.

Para enfrentar estes desafios previa-se a promoção de uma «Onda de Renovação» de edifícios públicos e privados, sustentada na redução das faturas de energia e diminuição da pobreza energética, impulsionando o setor da construção, apoiando as PME e constituindo um estímulo à criação de emprego. Previa-se, ainda, a possibilidade de incluir as emissões dos edifícios no Sistema de Comércio de Licenças de Emissão, transmitindo os sinais adequados para a promoção da eficiência energética.

Entretanto, de forma abrupta e inesperada, o contexto mudou. Arrastados pela pandemia temos à nossa frente cenários com que não contávamos e um plano de recuperação proposto pela Comissão Europeia que, a ser aprovado pelo Conselho, constituirá uma oportunidade para o reforço de uma estratégia europeia de crescimento que se adivinhava correta e que balizará os investimentos a realizar, pretendendo sinalizar, alinhar interesses e motivar o investimento privado.

Propõe-se, então, uma recuperação “ecológica”, alicerçada no European Green Deal que, para além de propiciar segurança a longo prazo, potenciará o relançamento da economia europeia rapidamente e à escala local.

É aqui que se enquadram, de forma integrada, os setores do Imobiliário e da Energia, onde a The K Advisors se apresenta como o parceiro ideal para o desenvolvimento de projetos e soluções de valor acrescentado.

A experiência acumulada da nossa unidade de Avaliações permite-nos ter um conhecimento profundo das tendências do mercado, realizando todo o tipo de avaliações – residencial, escritórios, avaliações rústicas, agrícolas e florestais, equipamentos e maquinaria, turismo e hotelaria, retalho, centros comerciais e infraestruturas - para diversos fins e associadas a diferentes setores, para entidades nacionais e internacionais como fundos de investimento, instituições financeiras, seguradoras, clientes privados ou públicos, proprietários ou investidores.

real estate valuations.png


Se o valor acrescentado do trabalho que é realizado pela equipa de Avaliações era já bem conhecido no mercado, granjeando a confiança de grandes investidores, sociedades gestoras e banca, a marca tem vindo a impor-se igualmente no último ano como um parceiro de referência no sector da Energia (com cerca de 500MW de grandes projetos em curso), quer para promotores de grandes centrais solares fotovoltaicas, quer no âmbito dos produtores de energia para autoconsumo, os designados ‘prosumers’.

A The K Advisors está sempre um passo mais à frente no conhecimento técnico, produzindo conteúdos de qualidade superior e sempre com níveis de serviço acima das expectativas. O conhecimento transversal e profundo dos setores onde atua permite disponibilizar um conjunto integrado de serviços de valor acrescentado, dando resposta e antecipando as necessidades dos seus clientes.

Essa antecipação faz com que hoje, a The K Advisors, seja um parceiro reconhecido no desenvolvimento de projetos de centrais solares fotovoltaicas. Apoiamos os investidores / promotores desde o inicio do processo com o estudo da adequação dos terrenos para implantação das centrais, análise de condicionantes, estudos preliminares de layout e produção até à execução de todos os estudos ambientais e projetos de execução que conduzem à obtenção das licenças de produção e construção.

solar pv.png


É também essa antecipação que faz com que a The K Advisors se apresente, igualmente, como o parceiro indicado para o estudo, desenvolvimento e implementação de soluções integradas de energia ligadas ao imobiliário e à reabilitação urbana – um único interlocutor para uma solução integrada – painéis solares, carregadores de veículos elétricos, baterias, gestão inteligente, comercialização e financiamento.

integrated.png

Este é o momento! Aproximadamente 80% dos edifícios existentes hoje ainda estarão em uso em 2050 e 75% desse stock é energeticamente ineficiente. Por outro lado, as atuais taxas de renovação são muito baixas em toda a UE. São taxas insuficientes, não garantem o cumprimento dos objetivos traçados e precisarão de pelo menos duplicar nos próximos anos para que se alcance uma União Europeia neutra em carbono até 2050.

A União Europeia tem em curso um conjunto de iniciativas prevendo formas de incentivar uma renovação mais profunda dos edifícios em dimensões complementares à eficiência energética, como o desenvolvimento de energias renováveis, soluções de aquecimento e refrigeração, resiliência climática, circularidade, infraestruturas de mobilidade, e digitalização.

Este é o momento e a The K Advisors é o parceiro com o conhecimento, know-how e experiência adequados à exigência que se impõe.

Relacionados