SOLUÇÃO CASA

Janelas podem ser mais eficientes também ao nível da segurança

24/04/2024

No universo das janelas eficientes, muitas vezes o foco está na eficiência energética, mas estas também são eficientes noutras vertentes, nomeadamente na segurança. 

É natural ter o cuidado de fechar os acessos ao exterior diariamente, mas a questão que permanece é se estes serão invioláveis. Lamentavelmente, nada é inviolável, mas é possível dificultar a tarefa de arrombamento com uma série de tecnologias que, combinadas, trazem resultados excelentes. 

De acordo com a Multi Windows, para contexto, e também gestão de expetativas, é possível medir a capacidade de mitigação e resistência a uma situação de arrombamento. Para o efeito, é usada a norma EN 1627, que determina 6 níveis de classificação de resistência (RC1 a RC6). A norma inclui documentação extensiva que exemplifica quanto tempo de arrombamento seria necessário para um ladrão com experiência, sendo que RC1 tem uma resistência insignificante, e a RC6 uma resistência muito robusta. 

OPÇÃO2.jpg

Os níveis RC3 e RC4 são os indicados para as residências, segundo a Multi Windows: “estes níveis permitem ter uma resistência de arrombamento em minutos de 5 e 10, respetivamente. Se o ladrão for pouco eficiente, estes tempos dilatam entre os 20 e os 30 minutos, respetivamente (na norma, foi este o tempo máximo de teste)”. Ou seja, fundamentalmente, estes níveis de resistência conferem uma janela temporal suficiente para agir em caso de arrombamento se os ocupantes do edifício estiverem presentes e alerta. 

Para atingir estes níveis de segurança, é necessário recorrer a um conjunto de materiais, entre eles o perfil do caixilho, as ferragens, manetes e fechaduras e fundamentalmente o vidro. 

Mecanicamente, ao nível da estrutura do caixilho, “é relativamente simples atingir elevados níveis de segurança, no entanto, o mais apelativo para o arrombamento será o vidro, já que compõe a maior superfície da janela”. A Multi Windows explica que “os vidros laminados com uma película de PVB (polivinil butiral), conferem segurança a vários níveis”, nomeadamente em caso de quebra, pois “o vidro mantém-se no lugar devido a esta membrana”. Além disso, em caso de arrombamento, “será muito difícil transpor este vidro sem ferramentas elétricas”. 

Este tipo de produtos confere ainda outras vantagens, nomeadamente ao nível do isolamento acústico, “o que os tornam uma excelente escolha”. A Multi Windows recomenda, assim, que se recorra sempre a um consultor especializado em caixilharia que possa ajudar na escolha da solução apropriada para o edifício: “Diferentes edifícios requerem diferentes soluções”. 

OPÇÃO3.jpg

Relacionados