SOLUÇÃO CASA

Nova era da construção offsite materializada no primeiro edifício híbrido da Península Ibérica

13/03/2023

O Design For Change é a forma de pensar do Grupo Casais, que tem desenvolvido um trabalho alicerçado na premissa de que todos nós temos um papel preponderante na construção das sociedades e no futuro das comunidades.

É assim exemplo o hotel B&B Guimarães, o primeiro edifício de construção híbrida da Península Ibérica, exemplo de equilíbrio entre produtividade, pessoas e planeta. Construído junto ao Polo da Universidade do Minho em Guimarães, o complexo inclui um Hotel B&B com 95 quartos, 44 studios para venda e um espaço comercial.

Entre Portugal e Espanha, este é o primeiro edifício de construção híbrida que utiliza madeira de engenharia e apenas 1/3 do betão de um edifício tradicional. O termo “edifícios híbridos” vem da combinação madeira-betão, sendo esta uma alternativa que beneficia duplamente o ambiente: pela redução de pelo menos 40% da utilização de betão e a utilização de madeira, um sequestrador de carbono natural. Desta forma, além de reduzir a pegada de carbono incorporado na construção em mais de 60% quando comparado com um edifício tradicional, este é também um edifício inovador pelo seu processo de construção: foi desenvolvido com uma base BIM, numa lógica de indústria 4.0, com suporte em princípios de design for manufacturing and assembly.

O sistema construtivo do B&B Guimarães, “produto Casais”, é de facto inovador. Este processo de construção, que implementa pela primeira vez na Península Ibérica uma estrutura com o Sistema CREE, foi criado permitindo acrescentar um piso a cada dois dias, incorporando já todos os componentes de instalações técnicas e acabamento interior, demonstrando assim que a inovação e construção sustentável são prioridade para a construtora de Braga. Defendendo que as construções são a face visível das nossas ações e decisões e que estas serão o espelho da mudança dos nossos comportamentos, neste processo construtivo os componentes dos edifícios são vistos como capital que não desvaloriza desde que possa ser desmontado e reutilizado, no limite evitando a necessidade de extrair mais recursos nos próximos séculos.

O sistema CREE, em causa, apoia-se fortemente numa matéria-prima natural renovável – a madeira. A sua principal característica é o pré-fabrico padronizado de componentes individuais como painéis de teto, painéis de fachada, pilares e estruturas. Estes podem ser rapidamente montados no local da obra, reduzindo as emissões de carbono, o ruído e as poeiras e permitindo economizar tempo, recursos e dinheiro. Na vanguarda do conhecimento e da tecnologia, o Grupo Casais produziu todas as componentes industrializadas aplicadas neste projeto na Blufab, unidade de construção off-site do Grupo que abastece as obras com elementos fabricados e montados em fábrica.

Com mais de 60 anos de atuação, e hoje a trabalhar em 17 países, o Grupo Casais assume o conhecimento e a tecnologia como energia para impulsionar a passagem do trabalho em obra para unidades fabris, reduzir os prazos de execução, os desperdícios e a pegada de carbono, criar melhores empregos e investir em soluções e produtos mais sustentáveis. Na sua atividade, aplica os princípios da economia circular, utilizando sistemas e técnicas de construção que permitem gerar maior valor acrescentado.

Com cerca de 10 mil metros quadrados e praticamente concluído, o Hotel B&B Guimarães trata-se de um projeto que conta com um investimento de cerca de 11 milhões de euros. Tem assinatura do arquiteto Mário Fernandes e será inaugurado este ano.

Hotel B&B Guimarães foi construído pelo Grupo Casais

Relacionados