A Saint-Gobain Glass Portugal acaba de lançar o Expert Climalit®, um programa com que visa reforçar a sua parceria com os caixilheiros e profissionais da instalação de janelas e promover a qualidade construtiva e a circularidade, através da aplicação de vidros duplos e triplos mais eficientes, sustentáveis e com baixa pegada de carbono, sem abdicar do bem-estar e conforto dos utilizadores.
O lançamento acontece numa altura em que a descarbonização é um pilar essencial para transformar o setor da construção, responsável por cerca de 37% das emissões globais de CO₂, de acordo com os dados das Nações Unidas. Esta realidade reflete o impacto dos edifícios e dos materiais de construção, colocando-nos perante um grande desafio, mas também uma oportunidade de inovação.
Rui Oliveira, diretor-gerente da Saint-Gobain Glass Portugal, explica que a empresa assume, assim, o compromisso de desenvolver soluções e iniciativas que contribuam para um futuro mais sustentável. Explica que o projeto disponibilizará aos seus parceiros, entre outros serviços e vantagens, o acesso à recolha de resíduos de vidro proveniente de janelas antigas com vista à substituição por novas janelas com o vidro base Climalit Oraé®, em projetos de renovação ou reabilitação de fachadas.
Com uma pegada de carbono inferior a 7 kg CO2 eq./m2 (para uma espessura de 4 mm), Climalit Oraé® é o primeiro vidro do mercado com uma redução efetiva neste capítulo. Composto por cerca de 70% de vidro reciclado (casco), apresenta uma redução de aproximadamente 40% na pegada de carbono, em relação à média europeia de produção de vidro base, contribuindo decisivamente para a redução das emissões associadas à construção.
Através do serviço disponibilizado pelo programa Expert Climalit®, os resíduos e cascos de vidro poderão ser recolhidos e classificados para tratamento e reciclagem, com vista à sua incorporação direta no processo de fabrico de vidro.
O projeto está em linha com a estratégia da Saint-Gobain para a promoção da construção sustentável, ao permitir continuar a contribuir para o bem-estar dos utilizadores e alcançar os objetivos europeus de descarbonização, concretizando o seu compromisso e o das empresas instaladoras que fazem parte da Rede de Instaladores Expert Climalit®.
A Saint-Gobain Glass acredita que o futuro da construção será mais eficiente, mais sustentável e com menor pegada carbónica. E o vidro é, claramente, uma das chaves dessa transformação, conclui Rui Oliveira.
