Ao longo dos anos, o conhecimento crescente sobre os inúmeros processos e desafios da reabilitação urbana tem-se refletido no aumento do leque de produtos da marca, disponíveis para o efeito. Entre a degradação compreensível dos centros históricos e a vontade energizante de devolver a magia, o encanto e a luz a locais enigmáticos do território nacional, a CIN tem conseguido incorporar no seu portfólio uma gama de produtos única que a torna numa forte aliada dos profissionais do setor na sua arte de reabilitação urbana.
A título de exemplo, o pedido comum pela preservação do aspeto mineral, característico das zonas históricas, é algo possível graças à criação do Cinoxano Mineral, uma tinta de base aquosa para fachadas que, ao mesmo tempo, possibilita a permeabilidade ao vapor de água e a impermeabilidade à água em estado líquido, aspectos desejáveis a nível técnico. Este produto foi especialmente estudado para que se adequasse a projetos que envolvessem edifícios antigos com rebocos bastardos à base de cal, os quais exigem uma tecnologia particular capaz de assegurar a evaporação da humidade existente no interior das paredes. A inovadora tecnologia de Cinoxano Mineral foi reconhecida pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – que, após vários ensaios comparativos, concluiu favoravelmente, sobre a adequabilidade da sua aplicação na conservação e reabilitação de edifícios antigos, como se comprova no presente Documento de Aplicação (DA 107).
Quando entramos no edifício, o foco altera-se para a preservação e renovação das paredes interiores, o que pressupõe, uma vez mais, a aplicação de soluções concretas que se adequem às exigências de cada projeto. A pensar nestas questões, a CIN lançou recentemente a sua tinta Premium – um produto que funde a experiência centenária da marca à sua dedicação e inovação constantes. A tecnologia que lhe é inerente permite garantir um excelente acabamento e opacidade e, simultaneamente, uma resistência a polimentos e nódoas. Este produto está disponível no novo Catálogo Antologia, que apresenta uma seleção de 126 cores repletas de misticismo, arte e arquitetura – uma viagem única um património cultural histórico.
Para além das paredes, a reabilitação urbana inclui, muitas vezes, o restauro e/ou a preservação de outro tipo de superfícies como a madeira e os metais envolventes. Para tal, e para corresponder a estas necessidades, a CIN desenvolveu o AC-Thane , um esmalte aquoso com tecnologia ultra inovadora que se baseia na nova formulação enriquecida com poliuretano e com acabamento ultra-suave que lhe confere uma maior durabilidade. Este produto torna-se numa solução diferenciadora nestes processos de reabilitação pela sua rápida secagem e pelo baixo impacto ambiental – características que tornam este esmalte no melhor produto para proteção de madeiras e metais em interior e exterior.
O piso é outra das questões prementes neste género de projetos, que geralmente toma a forma de soalho de madeira, solicitando um tratamento específico que assegure a sua preservação. A gama de vernizes para soalhos da CIN – Durocin – oferece um conjunto diversificado de produtos, de base aquosa e solvente, adaptáveis às necessidades de cada edifício, seja a resposta a características de resistência química ou de preferência de brilho.
A técnica da CIN tem estado presente em obras emblemáticas de reabilitação urbana tais como o Palacete Araújo Porto, o Teatro Rivoli, Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota ou o Hotel Porto Torel Palace, que saiu vencedor do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021, e também em Lisboa, como o Teatro Tivoli BBVA, Hotel Pestana no Terreiro do Paço, o Museu de Arte Contemporânea do Chiado e, mais recentemente, a renovação da Estação de Santa Apolónia, convertida num hotel.
O rigor, cuidado e respeito pela história e arquitetura de cada edifício são fatores inerentes a todos os projetos de reabilitação urbana e que têm motivado a CIN na produção de soluções específicas, capazes de maximizar a beleza e a energia mística de cada espaço.