SOLUÇÃO CASA

Saxun aconselha na escolha do sistema de proteção solar

No momento de decidir a melhor solução para proteger a habitação do sol, para criar condições para desfrutar ao máximo de um nível de climatização natural ideal e ampliar a área da casa para tirar partido do espaço ao ar livre, são inúmeros os sistemas disponíveis no mercado- desde as ancestrais persianas e estores, os toldos, os wind screens, as pérgulas tradicionais até às pérgulas bioclimáticas – e cada uma destas opções é válida e bastante atrativa. Porém, permanece a eterna dúvida: qual a melhor solução? A marca identifica cinco aspetos básicos para ajudar a orientar a melhor decisão.

  • A estética

Existe uma grande variedade de produtos no mercado, totalmente personalizáveis, em função das preferências, em termos de cor ou design. Contudo, é preciso atenção ao escolher o sistema que melhor se integra com o resto da casa, para que a solução de proteção solar faça parte dela, de forma natural, sem quebrar a linha arquitetónica da habitação.

O amplo portfólio de sistemas disponíveis no mercado permite um elevado grau de customização, o que facilita a adaptação de qualquer produto ao gosto e necessidade, para que a questão estética não seja um obstáculo ao efeito desejado.

  • Funcionalidades e resistência

Quem se interessa pelos aspetos mais técnicos, deverá estar atento, por exemplo, ao grau de proteção e resistência ao vento, ou mesmo à salinidade. Se a habitação se situa numa zona costeira, onde existem condições climatéricas mais adversas para qualquer produto que se instale fora de casa, terá de optar pelas soluções que passaram nos testes e controlos necessários, e que comprovam que resistem a esse tipo de clima.

Existem também outras soluções práticas, como os toldos cofre, tendo em conta que toda a estrutura do toldo é protegida de forma especial, para garantir uma maior durabilidade do produto. Muitas vezes, esse grau de proteção é condicionado pelos materiais utilizados na fabricação, como os tecidos, que se encarregam de filtrar a luz de acordo com o grau de abertura determinado. Os tecidos são os protagonistas na dissipação de calor, por isso, esta não é uma questão trivial e deve ser alvo de reflexão.

Contudo, a verdadeira funcionalidade é potenciada pelas sinergias desta tipologia de produtos. E um bom exemplo é a pérgula bioclimática Saxun. Com este sistema, os jardins e terraços tornam-se partes integrantes das casas, eliminando a distinção entre espaço interior e exterior. As pérgulas bioclimáticas são suportadas pela sua própria estrutura e apresentam diferentes tipos de montagens e possibilidades de modulação. Desta forma, para cada projeto é criada uma solução customizada, podendo adotar diferentes formas e tamanhos que se adaptam a distintas construções. Se não tiver problemas de espaço, pode integrá-la com outros sistemas de proteção solar – como toldos ou mesmo wind screens- aumentando assim as vantagens que cada produto apresenta, quando utilizados em separado.

  • Espaço e utilização a dar ao produto

Este é um fator mais limitante do que todos os outros, pois nem todos temos a sorte de ter habitações com grandes espaços ao ar livre. Contudo, isto não significa que não possamos desfrutá-los da mesma forma, como se os tivéssemos. Apenas é necessária consciência destes condicionantes e descartar soluções, como as pérgulas, que requerem dimensões mínimas para instalação.

Também é importante ter em consideração o objetivo e a utilização a dar ao produto. Um sistema de proteção solar que pode ser usado durante todo o ano não deve ser o mesmo que apenas se destina à proteção nos dias de calor mais intensos. Nem será o mesmo se o objetivo final for para utilização residencial ou comercial, e deve também ser diferente quando se trata de uma habitação principal ou de uma segunda residência.

  • Custo e qualidade

Segundo a Saxun, «quem pretende um sistema de proteção efetivamente eficiente, terá que considerar o custo como um investimento, que possa ser justificado e rapidamente amortizado, em vez de o encarar como um gasto».

Dito isto, mesmo cumprindo apenas padrões mínimos de qualidade, podem ser configurados produtos que oferecem um elevado grau de personalização, para desenvolver soluções adequadas e nas quais a relação qualidade-preço é equilibrada.

  • Conforto

«A solução mais vanguardista para qualquer sistema de proteção solar passa pela domótica», segundo a marca, dado que «só pela incorporação das tecnologias mais avançadas do mercado é que se obtém um resultado à altura das expectativas mais elevadas». As soluções Saxun apresentam opções inovadoras de automação e domótica residencial para que se possa dedicar exclusivamente a desfrutar dos seus espaços, criados a pensar nos melhores momentos de lazer e diversão.

Relacionados