Não há mais margem para dúvidas: 2023 foi o ano mais quente já registado e os eventos climáticos extremos ocorrem com maior frequência em todo o mundo - causados em parte pelas emissões de carbono resultantes das atividades da nossa sociedade. Por essa razão, cada vez mais países se comprometeram a tornar-se neutros em carbono até 2050, com a transição energética no centro dessa meta.
Os edifícios, sozinhos, são responsáveis por 40% das emissões globais de carbono, o que significa que os condomínios podem desempenhar um papel fundamental na ambição mundial de alcançar a neutralidade carbónica: precisamos de prédios residenciais mais verdes e inteligentes energeticamente, capazes de contribuir para um futuro mais sustentável.
Neste sentido, a EDP tem vindo a tornar-se num parceiro de sustentabilidade para os seus clientes e no caso dos condomínios. A empresa do setor energético tem vindo a desenvolver uma oferta que permite que estes sejam agentes ativos da transição energética. Não só disponibilizando modelos de negócio sem custos para os condóminos e que democratizam o acesso à energia solar, como os Bairros Solares, mas também através da preparação e adaptação das garagens dos condomínios para poderem oferecer soluções de carregamento de veículos elétricos aos moradores e visitantes.
Embora a energia solar seja inesgotável e esteja disponível para ser transformada em eletricidade, muitos cidadãos e empresas ainda não conseguem aproveitá-la, devido a limitações de investimento em painéis solares ou a restrições de espaço onde os instalar. Assim surgem os Bairros Solares EDP, comunidades onde a energia solar renovável é produzida e compartilhada entre os membros, uma solução que ajuda a democratizar o acesso à energia solar.
Cada bairro é composto pelos produtores que cedem o espaço e geram energia para si e para os vizinhos, membros do bairro que também beneficiam da energia produzida. No caso dos condomínios, estes podem reduzir significativamente a sua dependência da rede elétrica e usufruir de uma redução de até 60% no custo com a energia que é consumida pelas áreas comuns do edifício. Além disso, os condóminos aderentes recebem uma redução de até 35% no custo com a energia solar consumida nas suas casas.
Além da produção de energia solar, os condomínios podem tornar-se mais verdes, eficientes e responsáveis, ao adaptarem as suas garagens para o carregamento de veículos elétricos, respondendo assim a uma procura crescente por veículos sem emissões.
A EDP oferece uma solução chave-na-mão de mobilidade elétrica para condomínios, escalável consoante o tamanho e necessidades do edifício. Esta solução consiste na adaptação elétrica da garagem, criando condições para que todos possam aderir à mobilidade elétrica, e na comercialização de carregadores que se integram com a solução EDP Charge, e podem ser adquiridos de acordo com as necessidades individuais de cada um.
Além disso, esta solução apresenta também um conjunto evolutivo de funcionalidades que permitem resolver os principais desafios de mobilidade elétrica em condomínios, nomeadamente os acertos de contas pela energia consumida nos carregamentos e a gestão de potência disponível.
A app EDP Charge, primeira aplicação em Portugal a oferecer uma experiência de carregamento completa, visto que permite controlar, numa só aplicação, todos os tipos carregamento – quer seja em casa, no trabalho e na rede pública - permite aos condóminos acertar contas automaticamente com o condomínio, iniciar ou agendar sessões de carregamento, simular custos de carregamento e consultar o seu histórico e consumos.
Para os gestores de condomínio, a solução permite monitorizar as sessões de carregamento associadas a cada inquilino, gerir uma carteira eletrónica para receber o valor dos carregamentos de cada condómino de forma automática. Por último, a funcionalidade smart charging, faz uma gestão inteligente de potência que permite multiplicar o número de veículos elétricos a carregar em simultâneo.