Algarve reduz sazonalidade do turismo

18/01/2023
Algarve reduz sazonalidade do turismo

No mesmo sentido, a AHETA, a associação que agrega os hoteleiros do Algarve, publicou que em novembro, as unidades de alojamento do Algarve terão registado uma taxa de ocupação de 43,9%, em linha com o registado em igual mês de 2019, e 7,2% acima de novembro de 2021. Neste mês, o mercado externo registou uma subida de 2,6% face a 2019, contribuindo com uma subida de 0,7% na ocupação-cama.

O ano turístico Algarvio foi de recuperação após os duros anos de pandemia, o que fica claro num crescimento de 77% no número de dormidas nos primeiros 11 meses do ano, atingindo os 18,6 milhões de dormidas e ficando assim a expectativa de se aproximar dos anos recorde de 2019. Aliás, a confirmar o corolário de um ano em recuperação, o Presidente da AHETA em declarações à Lusa antecipou a expectativa de uma taxa de ocupação nas principais unidades hoteleiras do Algarve entre os 80% e os 100% na época festiva do Natal e do Ano Novo, o que demonstra a atratividade deste destino ao longo de todo o ano.

Mercado imobiliário reage em alta no Algarve

A performance do turismo tem natural reflexo no imobiliário, nomeadamente na habitação dirigida a não residentes, com o número de habitações transacionadas a subir 20% no 1º semestre de 2022 face ao semestre anterior. Segundo o “Portuguese Resorts Market Report”, produzido pela Confidencial Imobiliário e pela Associação Portuguesa de Resorts, é um dos níveis de atividade mais elevados registado desde 2017. Barlavento e Sotavento foram responsáveis por cerca de 20% das vendas cada, em níveis idênticos ao do seu padrão habitual.

No mesmo sentido evoluiu o mercado de habitação algarvio, com a Ci a confirmar uma valorização ao longo de 2022 para os concelhos mais turísticos, como Loulé ou Portimão, de 22% e 21%, respetivamente, face ao final de 2021. No 3º trimestre, os dois concelhos registavam preços médios de venda de 2.842 euros/m² e 2.159 euros/m², respetivamente. À exceção dos concelhos do interior do Algarve, a maior parte dos mercados registou valores de venda acima dos 2.000€/m².

Autódromo Internacional do Algarve potencia turismo de Portimão

Reduzir a sazonalidade do turismo é um objetivo do turismo do Algarve, e o Autódromo Internacional do Algarve assegurou um importante contributo nesse sentido, tendo recebido cerca de 1 milhão de visitantes no ano passado no âmbito de corridas e provas como a Fórmula 1 ou MotoGP, kartódromo, eventos corporativos, testes de marcas motorizadas, lançamentos ou apresentações, entre outros.

Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar, empresa proprietária e administradora do Autódromo do Algarve, destaca que a região de Portimão «começa a ter pontos de interesse que estão a permitir alongar a época alta para além de julho e agosto». Considera que «a realização de corridas, eventos e apresentações feitas no nosso Autódromo permitem à restauração, hotelaria e outras PMEs locais ter um conjunto de receitas mais uniforme ao longo do ano e, inclusive no caso das unidades hoteleiras, justificar a sua abertura ao longo de todo o ano, sem períodos de encerramento».