A Associação Portuguesa de Centros Comerciais vai assinar com a Adene – Agência para a Energia, um pacto para a implementação do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, atestando assim o compromisso dos Centros Comerciais de assumirem a sua fatia no Plano de Poupança de Energia, divulgado no dia 27 de setembro.
O pacto assinado entre a APCC e a Adene materializa um conjunto de iniciativas que permitem ganhos relevantes de curto prazo e de forma transversal, sendo que são decisões que “complementam as políticas de sustentabilidade definidas pelos diferentes associados, que permitiram nos últimos anos reduções de consumo de energia elétrica superiores a 15% definidos no âmbito do plano europeu”, de acordo com comunicado.
De acordo com Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC, a APCC “está plenamente consciente que as medidas preconizadas têm impacto nos Centros Comerciais, na sua imagem e conforto, mas os tempos extraordinários que vivemos obrigam a que todos os agentes económicos contribuam de forma positiva e colaborativa para as metas que o país tem de atingir”.
Uma de as medidas propostas pela APCC são iniciativas para redução de consumo energético na climatização dos Centros Comerciais (ajuste das temperaturas dos Centros Comerciais), na sua iluminação (redução da iluminação interior a após horário de normal funcionamento e nos períodos de manhã de tráfego fraco) e nos transportes verticais (ajuste de velocidade de operação dos sistemas e a implementação de sistemas de modulação de velocidade nos equipamentos menos solicitados).
A APCC apresentou também medidas com vista ao alcance de um efeito estrutural e de mobilização de toda a sociedade, que a sustentabilidade económica e as condições ambientais exigem: campanha de informação e sensibilização dirigida ao público geral, aos clientes de centros comerciais e aos seus lojistas; investimento no autoconsumo, sendo essência o melhoramento dos incentivos e metodologias, como a agilização do licenciamento de novas centrais de produção.