APEMIP altera os seus estatutos e “abre portas” aos agentes imobiliários

05/06/2024
APEMIP altera os seus estatutos e “abre portas” aos agentes imobiliários
Wirestock on Freepik.com

A APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) vai passar a representar também os agentes imobiliários. 

Na última Assembleia Geral, realizada na última semana, “um momento histórico” para a associação, a APEMIP alterou os seus estatutos por forma a permitir aos agentes imobiliários “encontrarem e reverem na APEMIP o órgão representativo dos seus interesses profissionais”. 

Paulo Caiado, presidente da APEMIP, refere em comunicado que “atualmente são muito mais os pontos convergentes entre agentes imobiliários e empresários de mediação imobiliária do que aspetos e características diferenciais. Em 2024, faz sentido olhar para a APEMIP como a associação que acautela os interesses de todos os profissionais, sendo a sua grande maioria trabalhadores independentes, que prestam serviços às empresas de mediação. Ambos, mediadores e agentes, têm interesse na profissionalização, no rigor, na transparência, na introdução de metas formativas, na adoção de um código de ética comum, no combate a formas ilícitas de mediação, com o objetivo transversal de melhor servir todos os clientes e dignificar a atividade”. Paulo Caiado conclui ainda que “este passo foi determinante na ambição da APEMIP em ser a entidade representativa da atividade imobiliária em Portugal”. 

A partir de agora, os agentes imobiliários interessados poderão ser associados da APEMIP, com condições de quotização mais acessíveis relativamente às empresas associadas. A APEMIP garante também que “irão ocupar diversos cargos de representatividade nos órgãos sociais da associação”.