Imodávila reforça oferta residencial de Ramalde com o projeto Paços da Prelada EVO

24/04/2024
Imodávila reforça oferta residencial de Ramalde com o projeto Paços da Prelada EVO

A zona de Ramalde é a mais recente aposta da promotora imobiliária Imodávila no Porto. Aqui está a ser construído o novo condomínio de habitação Paços da Prelada, resultado de um investimento global de 80 milhões de euros.

O Paços da Prelada EVO insere-se na zona que lhe dá o nome, a Prelada, no coração de Ramalde. Este último lote, semi-privado, será composto por dois blocos de apartamentos com tipologias T1 a T4, com uma área total de construção superior a 15.000 metros quadrados. “Os equipamentos, materiais e acabamentos de última geração, a par de soluções integradas de comodidade, zonas verdes e uma área infantil fazem do Paços da Prelada EVO o local ideal para que jovens e novas famílias possam escrever a sua própria história”.

Em entrevista ao Público Imobiliário, Isabel Ávila, CFO da Imodávila, afirma que “em cada projeto, a Imodávila explora as artes da arquitetura e do detalhe e mantém-se fiel ao compromisso que, desde sempre, assumiu com valores ambientais, sociais e económicos. E o novo Paços da Prelada EVO representa uma evolução natural dessa responsabilidade e missão, pelos traços arquitetónicos sofisticados, pelas preocupações de eficiência energética e pelo aproveitamento das áreas sociais para atividades de lazer e de trabalho”.

Cada espaço foi pensado “para responder às necessidades e expetativas dos nossos clientes, assegurando conforto, funcionalidade e qualidade em cada detalhe”, explica a responsável. Todas as comodidades foram projetadas aliando a funcionalidade à experiência e conveniência. “Para além das preocupações com o espaço interior das habitações que incluem características como ar condicionado em todas as divisões, tetos falsos com iluminação LED, isolamento acústico entre pisos e apartamentos, utilização de tubagem insonorizada, estores elétricos, varandas com deck, armários embutidos entre outros, projetámos, ainda, outras facilidades nos espaços comuns que apoiam a mobilidade, segurança e socialização: tomadas de carregamento para veículos elétricos, parque para bicicletas, um parque infantil e cacifos para a receção de encomendas”, enumera Isabel Ávila. O edifício conta ainda com um espaço multifuncional totalmente equipado e preparado para responder quer à necessidade de trabalho em coworking quer à organização de festas ou outros eventos sociais, bem como com uma pequena zona de apoio à atividade física.

À semelhança de outros projetos da Imodávila, o Paços da Prelada EVO é assinado pelo gabinete de arquitetura APEL, num projeto que combinou “know how com soluções integradas e sustentáveis”. Isabel Ávila destaca que “ao longo destes mais de 30 anos de atividade orgulhamo-nos do que construímos não só em termos de edificado, mas de relações. Temos parceiros que nos acompanham e que partilham, desde o nosso início, a mesma visão especial sobre os espaços e a forma de os viver”.

O Paços da Prelada EVO deverá ser concluído ainda no final deste ano, e quer a construção quer a comercialização estão a corresponder às expetativas da Imodávila. “Todos os nossos empreendimentos têm uma excelente aceitação do mercado e o Paços da Prelada EVO não é exceção”, diz Isabel Ávila.

1_Espaço Coworking_Teto Liso.png

Uma abordagem abrangente em relação à sustentabilidade 

De acordo com Isabel Ávila, “atitudes responsáveis e sustentáveis são promessas que fazemos em todos os nossos projetos. Sentimos que temos responsabilidade no futuro e acreditamos que podemos gerar valor em cada espaço. No Paços da Prelada EVO adotámos uma abordagem abrangente em relação à sustentabilidade, adotando medidas que vão desde a poupança de água, energias renováveis, eficiência energética e a uma forte aposta nos isolamentos”. A responsável destaca “a aposta em isolamentos de qualidade, a escolha criteriosa dos vidros com controlo solar adequado e as caixilharias com corte térmico irá não só aumentar o conforto das habitações, mas, também, reduzir as necessidades de aquecimento/arrefecimento”.

Na componente ativa, a utilização de bombas de calor na climatização das habitações e nas AQS, apoiadas por energia solar, “permitem uma grande redução nos consumos de energia”. Adicionalmente, por forma a compensar os gastos energéticos, serão instalados painéis fotovoltaicos que irão alimentar diretamente cada habitação e ainda as zonas comuns do empreendimento. Estas preocupações “asseguram que todas as habitações apresentem uma classificação energética A+, garantindo-se assim um elevado padrão de eficiência energética”.

“Encontramos no Millennium bcp as soluções, celeridade e transparência que procuramos”

Para Isabel Ávila, o setor imobiliário é “muito desafiante, pelas suas naturais características. Temos sempre de saber lidar com incertezas constantes, mas também, devemos saber antecipá-las”. Neste caso, o Paços da Prelada EVO ficou marcado “pela escassez de mão de obra no setor, aliada a uma crise de matérias-primas, volatilidade dos preços e dos prazos de entrega dos materiais. Conseguimos superar todos os desafios não só porque os antecipámos, mas porque temos uma equipa de profissionais experientes, os melhores parceiros e vontade de ser e fazer o melhor que sabemos”.

O Paços da Prelada EVO é uma empreitada que conta com o apoio do Millennium bcp. Isabel Ávila recorda que “desde o início da nossa atividade, encontramos no Millennium bcp as soluções, a celeridade e a transparência que procuramos e que se estendem, também, ao apoio aos nossos clientes. Este setor exige rapidez e envolvimento e sentimo-nos totalmente apoiados em todo o nosso percurso e em cada projeto que desenvolvemos. Partilhamos a mesma clareza de propósito e os mesmos valores de ética e integridade. Cada projeto é único e é entendido dessa forma”, completa a responsável.