Negócio imobiliário reinventa-se face a nova realidade

08/04/2020
Negócio imobiliário reinventa-se face a nova realidade

A nova realidade que nos foi imposta levou-nos a reinventar a forma de atuar a vários níveis. Quer em termos pessoais, quer em termos profissionais, foi necessária toda uma adaptação que nos permita ultrapassar, com o mínimo de impacto possível estes desafiantes meses.

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus apresentou grandes desafios para o mercado, nomeadamente o imobiliário, que levaram inevitavelmente à criação de respostas inovadoras. As estratégias comerciais tiveram, por isso, de ser reformuladas para fomentar a recuperação económica e um fluxo estável de receitas do parque imobiliário. Inovações que poderão assumir-se como cruciais no regresso ao crescimento.

Uma delas é claramente o teletrabalho, com os profissionais a adotarem várias ferramentas de produtividade e comunicação, aliadas a uma forte componente de segurança, para manterem a sua atividade profissional. Ferramentas obviamente sustentadas na Internet, o que levou a que, na Europa Ocidental, o tráfego tenha aumentado em até 70%. No entanto, os operadores têm garantido a sustentabilidade dos serviços com níveis de qualidade elevados.

Outro aspeto que tem sido dinamizado são as formações online, com várias empresas do setor a apresentarem um aumento de 115% nas ações de formação em formato Live Training e um aumento de 288% na sua atividade formativa em e-Learning, comparativamente a 2019, com especial incidência no mês de março, altura que se verificou a evolução da pandemia.

Outra das novidades no processo de venda online, e neste caso mais direcionado ao mercado imobiliário, têm sido as visitas aos ativos em live streaming, permitindo aos clientes um contacto mais próximo e personalizado com os imóveis, sem deixar de garantir as necessidades de afastamento social impostas pela pandemia. Aliás, são vários os players que admitem que recorrer a este tipo de processos, trata-se não só de criar uma oportunidade no atual momento de crise, como também poderá ser um teste-piloto para o futuro. Num mundo cada vez mais digitalizado e globalizado, com clientes de toda a parte do planeta, esta poderá ser uma solução a utilizar com maior frequência em alguns momentos da negociação. Isso permitirá poupar tempo aos nossos clientes e investidores, além de otimizar o trabalho das equipas e tornar mais eficiente todo o processo, quer da negociação, quer da conclusão dos negócios.

Ação ‘Faça a sua oferta’

Atento à evolução do mercado e às suas atuais contingências, o Millennium bcp reforçou a comunicação da ação comercial ‘Faça a sua oferta’, digital e já online, que pode ser consultada em “Campanhas” no site do Imobiliário www.millenniumbcp.pt – este portal funciona como canal de venda, com receção de propostas.

Segundo o Banco, neste segundo trimestre, que já iniciou, são mais de 40 imóveis envolvidos na ação comercial, distribuídos por 18 distritos de norte a sul do país, incluindo ilhas. “A abrangência territorial é ainda mais extensa quando falamos em 42 freguesias de 37 concelhos como pano de fundo para armazéns, espaços comerciais e escritórios, terrenos e habitação (moradias e apartamentos) e para os quais os clientes, caso não concordem com o preço anunciado, poderão fazer a sua proposta de preço de aquisição”, explica o Millennium bcp.

Trata-se de uma campanha que utiliza um canal diferenciador, e hoje cada vez mais, atribuindo um benefício efetivo ao cliente caso o Banco aceite a proposta feita. A ação comercial já não é nova, já existe há cerca de seis anos, “mas dado o valor que os clientes lhe têm atribuído e as suas caraterísticas digitais, acreditamos ser um formato a renovar, pelo menos num futuro próximo. No entanto, e no processo global desta ação, não podemos descurar o papel dos nossos parceiros mediadores, atualmente também mais reinventado”.