Está a surgir na zona das Avenidas Novas/Praça de Espanha, em Lisboa, o novo projeto residencial da Besix Red, o DUUO, um investimento global de cerca de 180 milhões de euros, que será desenvolvido em duas fases.
O DUUO terá uma área total de construção de 34.000 metros quadrados, distribuídos por 280 apartamentos (140 apartamentos e 17.000 metros quadrados a desenvolver em cada uma das duas fases previstas).
Assinados pelo gabinete de arquitetura de Nuno Leónidas, estes apartamentos terão tipologias T1 a T4, incluindo penthouses T3 e T4 com piscina privativa, com vistas desafogadas sobre a cidade e o parque de Monsanto.
Um conceito de vida premium na Praça de Espanha para portugueses
O DUUO situa-se a poucos minutos a pé do Metro, da Fundação Calouste Gulbenkian ou do El Corte Inglés, e a menos de 15 minutos de bicicleta do Parque Eduardo VII ou de Monsanto, próximo dos principais eixos de acesso da capital. “O DUUO é um conceito de vida premium na Praça de Espanha, inserido numa localização que se está a transformar num bairro verde e familiar, alinhado com os princípios ESG da nossa empresa”, refere a Besix Red.
O condomínio terá espaços exteriores e de lazer dedicados, como zona de piscina para adultos e crianças, rodeada por um jardim, um ginásio, uma sala polivalente, um serviço de caixa de entrega inteligente Bringmebox, um armazém de bicicletas, ou lugares de estacionamento subterrâneo.
Ao Público Imobiliário, a Besix Red explica que “desde que iniciámos atividade em Portugal, o nosso público-alvo sempre foi o mercado nacional, nomeadamente famílias e investidores portugueses”. Prova disso é que, nas vendas registadas na comercialização da primeira fase do DUUO, “mais de 80% dos clientes são portugueses, o que não só reforça e confirma as nossas expetativas iniciais, mas também demonstra a dinâmica e resiliência do mercado português”.
Sustentabilidade é prioridade
O DUUO foi desenvolvido tendo a sustentabilidade como uma das principais preocupações. As soluções implementadas, nomeadamente ao nível de eficiência térmica e acústica, determinaram a classificação do edifício com um Desempenho Energético Certificado A, e o projeto não tem instalação de gás. Na cobertura, os painéis solares térmicos asseguram a produção de águas quentes sanitárias.
“Uma das prioridades assenta em incorporar materiais e equipamentos de origem nacional, não só devido à excelente qualidade e durabilidade, mas também com o objetivo de dinamizar a economia local e potenciar ao máximo a redução da pegada ecológica”, explica a empresa.
Apostando na promoção da mobilidade suave e sustentável, o projeto também tem dois bicicletários, onde cada morador pode guardar a sua bicicleta, inclusive carregá-la, bem como carregar o automóvel no seu lugar de estacionamento.
Comercialização e construção seguem “a bom ritmo”
Neste momento, está em construção e “a bom ritmo” a fase 1 do projeto, a cargo da Alves Ribeiro, com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2025. Também as vendas decorrem favoravelmente, em conjunto com os parceiros Castelhana e Infante & Riu. A fase 2 do projeto está ainda em desenvolvimento.
Para a Besix Red, “o projeto DUUO é um bom exemplo da nossa ambição e compromisso em Portugal: desenvolver e construir empreendimentos imobiliários de qualidade, desenhados a pensar no bem-estar dos residentes, focados no conceito ESG”. À semelhança da generalidade dos projetos imobiliários de grande escala, os principais desafios no seu desenvolvimento passam não só pela burocracia, como pelo atual contexto global de inflação e taxas de juro em alta, segundo a promotora.
Este projeto conta com o apoio do Millennium bcp. A Besix Red destaca que “além da confiança demonstrada no projeto, o Millennium bcp tem prestado um apoio muito profissional e colaborativo à empresa, mas também aos nossos clientes, determinante para o sucesso do projeto”.
O pipeline da Besix Red em Portugal inclui outros projetos residenciais e de uso misto em Lisboa, que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento. A equipa sedeada na avenida Duque de Loulé “está continuamente a analisar novas oportunidades, sejam residenciais, escritórios ou uso misto, na grande Lisboa e Porto. Acreditamos que o nosso crescimento e sucesso em Portugal passará por parcerias e colaborações com parceiros locais e institucionais que partilhem valores e visão alinhados à Besix Red”.