A habitação está na ordem do dia na agenda mediática, e também será assunto dinamizador da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, mote para uma série de debates e conferências que se vão realizar entre os dias 9 e 11 de abril, na Lx Factory.
A abertura oficial da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa está marcada para as 14h30 de terça-feira, 9 de abril, contando com a participação de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e outros autarcas da Área Metropolitana. Estará em destaque o desafio de planear territórios inclusivos com habitação a preços acessíveis a todas as camadas sociais, mas também o desafio de acolher a população imigrante crescente e necessária. Importa perceber quais os instrumentos de financiamento e planeamento que são precisos para ultrapassar estas questões.
Apesar de ser tema transversal ao evento, a habitação terá algumas sessões especialmente dedicadas a debater os seus desafios, e os novos formatos de habitação estarão em destaque na sessão “Novas formas de viver – coliving, residências de estudantes e senior living”. Coorganizada pela Savills, pela SCML e pela VI, esta conferência decorre pelas 15h no dia 10 de abril. Propõe uma reflexão sobre um contexto em que os direitos à cidade e à habitação estão a ser colocados à prova. Importa perceber como se pode garantir uma cidade plural para todos, apostando em novos modelos.
Também os novos modelos de parceria com privados propostos pela Câmara Municipal de Lisboa vão estar em discussão. No mesmo dia, e pelas 16h45, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa reúne num debate essencial o município, promotores imobiliários e construtores para perceber como se pode fazer acontecer a habitação acessível na cidade. A sessão "As parcerias público-privadas para habitação acessível – Como fazer acontecer?" é organizada pela APPII, pela CML e pela VI.
Ainda, no dia 11, a ALP, CBRE, Ci e Vi organizam a conferência “Balanço da aplicação do programa Mais Habitação – AL & Arrendamento”, que propõe uma reflexão sobre as medidas do anterior governo incluídas neste programa. Importa perceber qual o real impacto destas medidas, qual a relação atual entre o alojamento local e o arrendamento habitacional, e como se pode ter um mercado de arrendamento dinâmico em Portugal.
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é organizada pela revista Vida Imobiliária e acontece de 9 a 11 de abril na Lx Factory, em Alcântara. Pode acompanhar a agenda da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, em permanente atualização, online em semanadareabilitacao.com