Investimento imobiliário atinge os 1,9 mil milhões até setembro

16/11/2022
Investimento imobiliário atinge os 1,9 mil milhões até setembro

No 3º trimestre de 2022, o investimento imobiliário comercial disparou: foram transacionados 1,1 mil milhões de euros, elevando para 1,92 mil milhões de euros o volume total investido até setembro, indica a JLL no estudo Market Pulse, onde revela que o mercado imobiliário português continuou a exibir “um forte desempenho” após um “arranque de ano mais tímido”.

O acumulado do ano fica 43% acima do registado no mesmo período de 2021, reforçando assim as boas perspetivas traçadas para 2022: “a três meses do final está a apenas 100 milhões de igualar dos 2,02 milhões investidos na totalidade do ano passado (...) as expetativas são para que atividade supere em pelo menos 25% o resultado de 2021, apesar de se antecipar alguma revisão no valor dos ativos nos próximos meses e consequentes ajustes em alguns preços”, indica o estudo.

Mercado residencial

O estudo revela que o mercado residencial continuou a exibir um desempenho resiliente entre julho e setembro, sustentado pelo continuado desajuste entre a oferta disponível e a procura, com preços que continuam a subir e uma estabilização nas vendas.

A procura está ativa quer por parte dos nacionais quer dos internacionais, absorvendo rapidamente a oferta nova que vai chegando. Perspetiva-se que possa ocorrer, nos próximos meses, alguma retração natural neste mercado quer em termos de absorção quer no que respeita a um ajustamento de preços.

Mercado de escritórios

Em Lisboa e Porto, a atividade ocupacional soma mais de 293.000 m² entre janeiro e setembro, no que ao mercado de escritórios diz respeito. Em Lisboa, já foi superado o recorde histórico de absorção registado em 2008, com os atuais 248.000 m² a confirmarem que 2022 será um ano sem precedentes para o setor, refere o estudo. Na Invicta, a absorção até ao final de setembro atingiu 45.230 m². O estudo aponta ainda para a procura por grandes áreas, superiores a 1.000 m², continuar fortemente ativa, com muitas empresas a optarem por pré-arrendar os seus futuros escritórios entre os projetos atualmente em construção.

Retalho

O retalho continua a fortalecer a sua atividade de forma transversal a todos os formatos, alavancado pela recuperação do turismo, indica a JLL. As marcas, retomando os seus planos de expansão, mostram-se focadas em garantir espaços nas principais localizações do mercado, enfrentando, contudo, alguns constrangimentos impostos pela escassez de oferta disponível.

Apesar do aumento dos preços no consumidor, as perspetivas para as vendas a retalho mantêm-se otimistas até ao final de 2022. O estudo destaca os centros comerciais prime, retail-parks e stand alones, que estão a registar uma performance positiva sustentada pela chegada da época festiva.

Mercado industrial e logístico

Em termos do mercado industrial & logístico, o estudo aponta para a alta de oferta nova e de qualidade, que continua a travar um maior crescimento da atividade ocupacional que, ainda assim, já soma 323.000 m². Este terceiro trimestre contribuiu com cerca de 50% para a área ocupada no acumulado do ano, cerca de 163.000 m².

O volume de procura a preencher continua, no entanto, a ser substancial nesta fase, fazendo com que continuem a ser anunciados novos projetos de promoção, onde fica patente uma aposta na qualificação da oferta e na sustentabilidade ambiental.