Habitação, reabilitação urbana, construção ou sustentabilidade vão voltar a estar em destaque na 12ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que regressa de 5 a 7 de novembro às Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia. As inscrições já estão abertas, em semanadareabilitacao.com.
A programação da Semana da Reabilitação Urbana do Porto contempla um ciclo de debates dedicados alguns dos temas mais prementes da atualidade do setor da construção e imobiliário. Durante o evento, será possível conhecer a visão dos autarcas do Grande Porto sobre a nova estratégia para a habitação do Governo – o plano "Construir Portugal". Os debates dedicados à habitação, terão foco no Programa 1.º Direito e no ambicioso incremento de oferta pública de habitação recentemente anunciado pelo executivo.
Da construção modular e industrializada, à tecnologia e inteligência artificial, estarão em destaque as apostas do setor da construção e do imobiliário para assegurar uma resposta ao grande volume de obra que se antecipa para os próximos anos.
O licenciamento também será um dos principais pontos de discussão. Municípios, ordens profissionais e operadores de mercado farão o seu balanço do Simplex Urbanístico, sobre o que já está implementado e as eventuais alterações que serão brevemente anunciadas.
A energia e a sustentabilidade são também protagonistas nesta edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, com conferências dedicadas às novas diretivas comunitárias da energia e à mobilidade elétrica. A dinâmica de investimento e de talento do Grande Porto é outro tópico da agenda, assim como as prioridades e os desafios do turismo e da atividade do alojamento local.
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto marca também o lançamento da edição de 2025 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana com uma conferência dedicada aos grandes prémios e iniciativas nacionais e municipais que promovem e distinguem a reabilitação urbana e os seus profissionais.
Distribuídos por dois palcos, em duas salas distintas, os oradores convidados são profissionais dos mais variados quadrantes da economia. Representantes dos setores público e privado reúnem-se para uma abordagem plural e esclarecedora, identificando desafios e oportunidades, em conferências e sessões de debate abertas e participadas pela sociedade civil.
A 12.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto tem este ano o apoio dos municípios de Vila Nova de Gaia (cidade anfitriã), Porto, Maia e Matosinhos, e também os apoios Platina do Grupo Preceram, da Mapei, da Reynaers Aluminium, da Saint-Gobain, da Schmitt + Sohn Elevadores, da Tecofix e da SECIL. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, BOSCH, Caixiave, Civilria, SANJOSE Constructora, Cosentino, Fassa Bortolo, Morais Leitão, Viroc, Perfisa, Reify., Savills, Smeg, Valchromat e Victoria Seguros.
Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, OA-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos e a marca R.U.-I.S. Os apoios institucionais cabem à ACAI, ALEP, AHP, ANFAJE, APFIPP, APEGAC, Cluster Habitat Sustentável, GECoRPA – Grémio do Património, SIL e WIRE Portugal.
Organizado pela revista Vida Imobiliária, este evento é gratuito e convida todos os que vivem, trabalham ou investem na cidade a participar. As inscrições podem ser feitas em semanadareabilitacao.com, onde podem ser consultadas todas as informações sobre o evento.