SPX Capital cria um novo condomínio residencial na Quinta do Lago

19/06/2024
SPX Capital cria um novo condomínio residencial na Quinta do Lago

One Green Way, é este o nome do novo projeto residencial que a SPX Capital está a desenvolver no coração da Quinta do Lago, fruto de um investimento de cerca de 280 milhões de euros.

Implantado num terreno com mais de 80.000 metros quadrados, o One Green Way é um condomínio residencial fechado situado na zona da primeira rotunda da Quinta do Lago, num total de 46.431 metros quadrados de construção. Serão 89 unidades com serviços prestados pela Quinta do Lago. As moradias Horizon terão tipologias T4, T5 e T6, os apartamentos térreos Garden e os apartamentos Panorama (situados ao nível do 1º andar) com tipologias T3 a T4.

O One Green Way tem ainda um ginásio exclusivo para os condóminos, que inclui simuladores de golf e de corrida. Tem também espaços para reuniões corporativas, concierge, salão de eventos e Clubhouse exclusivo.

Em entrevista ao Público Imobiliário, Daniel Schneider, sócio fundador da SPX Capital, revela que, “os nossos clientes poderão disfrutar da experiência de viver com o melhor que o Algarve tem para oferecer em ambiente de resort, beneficiando da exclusividade e das amenities próprias do condomínio, com acabamentos da melhor qualidade. É um projeto único na região”.

dji_fly_20240517_114008_0024_1715964367014_aeb_Tratada.jpg

GM700221.jpg

Uma linguagem “estética, funcional e inovadora”

Daniel Schneider recorda que o principal desafio do One Green Way foi “transformar o antigo projeto em algo totalmente novo que, nem de perto, relembrasse o histórico deste terreno e que a comunidade percebesse o valor que gostaríamos de entregar. Conseguimos esse objetivo escolhendo uma equipa de categoria, com capacidade de execução, que levou a cabo um trabalho primoroso de reposicionamento do produto”.

O projeto de arquitetura é assinado pela Plan Architecture, que apostou numa linguagem “estética, funcional e inovadora, misturando materiais naturais com elementos contemporâneos”. A Cracknell, também responsável por projetos de renome, como o Burj Khalifa ou o Dubai Mall, assina o projeto de paisagismo.

Por outro lado, a Villaça Interiores assina o projeto de interiores do One Green Way, que assenta “inspirado num estilo de ambiente mediterrâneo, desenhado para equilibrar o ar livre com sofisticação, criando espaços contemporâneos únicos, humanos, inovadores e cosmopolitas, feitos à medida para clientes internacionais”.

“Tudo é pensado” com foco na sustentabilidade

De acordo com Daniel Schneider, no desenvolvimento do One Green Way “tudo é pensado para que tenhamos o tema da sustentabilidade mais bem endereçado”. Um tema “sensível para a SPX, que divulga os seus relatórios de ESG anualmente e tem estes assuntos em consideração para tomar decisões de investimento”.

Desde a escolha dos materiais ao paisagismo, da conceção do projeto “aos procedimentos de execução de obra”, o objetivo é ter um menor impacto ambiental e garantir menores consumos. Por exemplo, através de um controlo da origem e especificações técnicas e de produção dos materiais e dos consumos energéticos associados à sua produção; utilização de pedra natural com fachada ventilada nas áreas acima do solo, o que permite melhores performances ao nível da temperatura e reduz a necessidade de climatização.

Ao nível do consumo de água, “procedeu-se à otimização dos processos de bombeamento de águas residuais e pluviais, reduzindo em 50% o uso dos aparelhos instalados”. Os jardins têm plantas autóctones adaptadas ao clima da região, onde foram introduzidos elementos permeáveis e sistemas energeticamente mais eficientes.

Metade das unidades já estão vendidas. Projeto fica pronto em 2025

O One Green Way está atualmente em fase de construção, contando com “cerca de 500 homens trabalhando diariamente na obra”, e deverá ficar concluído em dezembro do próximo ano.

Daniel Schneider congratula-se pela “excelente aceitação do mercado. Já estão comercializadas cerca de 50% das unidades do projeto, com mais de 200 milhões de euros em vendas já realizadas”. O principal público-alvo é estrangeiro, nomeadamente clientes do Reino Unido e Irlanda.

Millennium bcp “tem um papel fundamental no projeto” 

O Millennium bcp está a apoiar o desenvolvimento do One Green Way. Daniel Schneider considera que o banco “tem um papel fundamental no projeto, acreditando na SPX e neste projeto, ajudando a conduzir a sua construção. Tem sido um parceiro que está pronto para atender e ajudar no desenvolvimento da construção”.

Aerial 20 (2).jpg